Nem todos somos peritos na arte de “bricolar”, mas há sempre alturas em que é urgente apertar um parafuso, medir uma parede, seja lá o que for. Ora, é comum, também, que, de todas as ferramentas que há lá por casa, não aparece aquela que era essencial naquele momento…
Pois bem, estamos aqui para ajudar a que isso nunca mais aconteça (esperamos nós), dando-lhe uma lista das ferramentas básicas.

1 – Chave de fendas ou de parafusos
É o primeiro item essencial na sua mala de ferramentas (ou como dizia alguém “arranjamentas”). Seja para parafusos plano, seja para parafusos em estrela, não há como deixar a chave de fendas de fora.
Grande parte dos móveis e eletrodomésticos utilizam parafusos, razão pela qual não conseguirá desmontar um móvel numa mudança, ou arranjar uma cadeira bamba, por exemplo.
2 – Alicate
É outra das ferramentas imprescindíveis para a maioria dos arranjos domésticos. Por isso mesmo, está entre os objetos mais comuns nesta área. O alicate universal proporciona segurança ao apertar, desapertar ou até segurar determinada peça. É muito difícil tentar substituí-lo por uma solução de desenrasque. Por isso, não falhe esta peça na sua caixa de ferramentas.
3 – Nível de bolha de ar

Para colocar um quadro, uma moldura ou uma prateleira, por exemplo, não vai alinhar “a olho”, certo? Vai precisar de um nível de bolha de ar que garante a posição certa da peça, para que esta não fique inclinada. Seja para alinhar na horizontal, na vertical ou até diagonal o nível de bolha de ar é instrumento que não pode faltar na mala de ferramentas.
4 – Chave combinada

Esta ferramenta é muito útil para resolver problemas hidráulicos, montar determinadas instalações e fazer pequenos consertos em automóveis. Por este motivo, aconselhamos a ter um conjunto destas chaves no carro, para além de as ter entre as ferramentas para casa.
5 – Busca-pólos
Ninguém gosta de ter um choque elétrico e eles podem ser evitados com cuidados básicos de segurança. O principal cuidado é ter uma chave busca-pólos em sua casa. Esta ferramenta deteta a corrente elétrica e deve ser sempre utilizado em equipamentos domésticos ou instalações após terem sido arranjados

6 – Martelo

Quem não conhece? Deve ser uma das ferramentas mais conhecidas que existe. Quem já usou um martelo apercebeu-se, com certeza, que se trata de uma ferramenta insubstituível. É utilizado para as funções mais diversificadas, como colocar um prego ou arranjar móveis a bambolear.
7 – Berbequim
O berbequim traz precisão a qualquer tipo de trabalho, poupando o tempo e diminuindo a probabilidade de erro. Em determinados trabalhados, como móveis, a falta de precisão ao furar e apertar um parafuso pode estragar. Para além do mais, um berbequim pode perfurar vários tipos de superfícies, desde madeira a pedra.
8 – Fita métrica
Tal como o nível da bolha de ar, a fita métrica possibilita a montagem de móveis de forma precisa e sem enganos. Serve para várias utilizações, como medir cortinas, móveis e até crianças ansiosas por crescer…
9 – Fita isoladora
Instalar um novo interruptor num candeeiro antigo pode ser impossível sem a fita cola isoladora. Ela é essencial já que protege dos circuitos elétricos, evitando acidentes.
10 – Pregos e parafusos
Dificilmente num trabalho em casa não vai precisar de pregos ou de parafusos. A questão é saber qual o tamanho a ter. O melhor é ter vários, porque quando se precisa de um nunca há o tamanho que faz falta, ainda que tenha uma infinidade deles.

Agora que já conhece algumas das ferramentas necessárias a ter em casa, não deixe de consulta a nossa área de construção e bricolagem para fazer todas as alterações que a sua casa merece. Visite a loja online da Riva para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com