
Ideias para escritórios são sempre bem-vindas, especialmente quando chega o momento de montar ou renovar um espaço de trabalho. Sabemos que esta tarefa não é fácil. Embora haja elementos essenciais que nos vêm logo à cabeça, como a secretária, a cadeira e o armário, há também pequenos detalhes que muitas vezes passam despercebidos e que farão toda a diferença no dia a dia.
Por isso, reunimos algumas sugestões para se inspirar e pôr em prática no seu escritório. Desde os materiais indispensáveis até às ideias extra que talvez ainda não tenha considerado, transformar o seu escritório já não vai parecer tão complexo.
Nas nossas ideias práticas terá dicas de organização, arquivo e ergonomia, tanto para o seu escritório empresarial como para o seu espaço de trabalho em casa.
Escritórios empresariais: eficiência e organização
Nos escritórios profissionais, tudo deve fluir de forma eficiente e prática. Um ambiente organizado não só aumenta a produtividade, como transmite profissionalismo a clientes e parceiros. Por isso, siga as nossas ideias para escritórios para ter um espaço mais funcional, confortável e bem estruturado.
Organização conveniente do espaço
Dica 1 – Aposte em secretárias espaçosas, que facilitem a organização do trabalhador. Pode optar por modelos com alonga ou com um design em forma de gota d’água para ampliar a área de trabalho. Outra solução são as secretárias com gavetas incorporadas, que ajudam a manter os materiais sempre arrumados no mesmo local. Desta forma, evita-se a “caça ao tesouro” diária à procura de uma simples folha.
![]() |
![]() |
Dica extra – Se não tiver possibilidade de investir numa secretária com arrumação incorporada, recorra a tabuleiros de secretária. São práticos, ocupam pouco espaço e ajudam a manter as folhas e os documentos organizados apenas num sítio.

Dica 2 – Escolha uma secretária com sistema de gestão de cabos integrado. Mantém os fios organizados, evita o emaranhado de cabos e dá ao espaço um ar muito mais profissional.

Dica 3 – Para a organização do material, aposte em blocos de gavetas com rodas para haver a flexibilidade de os mover consoante a necessidade. Os armários de arquivo são a melhor escolha para armazenar grandes quantidades de documentos em total segurança. Se precisar, ajudamos-lhe a perceber as suas prioridades e como escolher o melhor armário de arquivo com o nosso artigo de blog. O objetivo é evitar a desordem e manter tudo acessível.

Dica 4 – Apesar de não estar diretamente ligado à organização do escritório, recomendamos disponibilizar cacifos para os pertences pessoais dos trabalhadores, numa área designada para tal. Uma solução simples que garante segurança e influencia indiretamente a arrumação do escritório.

Arquivar de forma inteligente
Dica 5 – Para os papéis e documentos que a equipa já não utiliza, utilize caixas de arquivo morto ou pastas de arquivo com caixa. Uma das ideias para escritórios mais práticas é precisamente recorrer a estas soluções, pois permitem guardar documentos antigos de forma organizada e segura, libertando espaço nas gavetas e mantendo apenas o que é realmente necessário em volta da secretária.
![]() |
![]() |
Dica 6 – Use as pastas de arquivo ou dossiers de forma estratégica, correspondendo cada cor a um departamento ou tipo de documento. Assim, evita a perda de tempo a remexer no que não precisa. Se não quiser adotar material com cor, pode colocar etiquetas coloridas na lombar da pasta, para rapidamente associar ao conteúdo que tem no interior (Finanças, RH, Projetos, etc.).
![]() |
![]() |
Dica 7 – Pequenos aliados fazem grande diferença: use agrafadores, clipes ou molas para manter as folhas unidas. Estes materiais evitam que os papéis se espalhem pelo escritório e garantem que os documentos relacionados permaneçam juntos. Por isso, em cada secretária deixe pelo menos um destes materiais.
![]() |
![]() |
Ergonomia e conforto
Dica 8 – Invista em cadeiras ergonómicas que oferecem apoio lombar e ajustes de altura, fundamentais para longas horas de trabalho. Entre as ideias para escritórios, esta é das que mais contribui para manter a postura correta, reduzir o cansaço e tornar o espaço mais confortável e produtivo Saiba como e onde escolher a melhor cadeira de escritório para a sua equipa, lendo o nosso artigo de blog.
Dica 9 – Utilize quadros de cortiça ou quadros brancos no escritório. Permitem organizar tarefas, prazos e ideias de forma visual, reduzindo o stress e a confusão. Estará a ajudar a equipa a trabalhar de forma mais clara e confortável, aumentando também a produtividade.
![]() |
![]() |
Na loja online da Riva Office encontrará muitas outras soluções para equipar o seu escritório empresarial, desde mesas e cadeiras até arquivos e materiais de organização. Garanta um espaço funcional, confortável e pronto para aumentar a produtividade da sua equipa. Tem um projeto? Desafie-nos!
Home office: produtividade em casa
Com o teletrabalho a ganhar espaço, ter um home office bem pensado tornou-se essencial. Aqui, a palavra-chave é conforto. Pense num espaço prático, ajustado apenas e só às suas necessidades e preferências, aproveitando também algumas ideias para escritórios que ajudam a melhorar o dia a dia.
Organização ajustável do espaço
Dica 1 – Opte por uma mesa ajustável em altura, que permita trabalhar sentado ou de pé. Esta solução ajuda a variar a postura, a reduzir o cansaço e a aumentar o conforto ao longo do dia de trabalho. Pequena mudança, grande diferença no corpo ao final do dia!

Dica 2 – Estando em casa, tem a liberdade de poder regular a luz a seu favor e consoante as suas necessidades. Os candeeiros de secretária oferecem total liberdade para equilibrar a luz, tornando a área mais confortável e produtiva. Existem vários tipos de candeeiros e pode consultar o nosso artigo guia para escolher a iluminação ideal para o seu espaço de trabalho.
Dica 3 – Utilize organizadores de secretária com gavetas ou divisões, pois ajudam a manter as canetas, os papéis e outros acessórios arrumados, sem se perderem. Além disso, facilitam o acesso rápido ao que precisa e mantém o espaço limpo e funcional.
Arquivo simplificado
Dica 4 – Em casa, não precisa de um arquivo robusto. Por isso, opte por pastas de arquivo finas, fáceis de guardar em estantes ou armários, ou dossiers extensíveis, que guardam grande quantidade de papéis. E, para facilitar a identificação dos documentos, poderá utilizar um organizador que também o ajudará na acessibilidade.
![]() |
![]() |
Dica 5 – Para organizar o seu trabalho, pode optar por agendas sem dias ou planners. As agendas sem dias oferecem flexibilidade para começar em qualquer altura e personalizar o seu planeamento. Com os planners, poderá estruturar tarefas e horários semanais ou mensais de forma visual, ajudando a manter foco e a produtividade.
![]() |
![]() |
Ergonomia adaptada ao lar
Dica 6 – Aposte em apoios para os pés para lhe ajudarem a manter uma postura correta. Este apoio melhora a circulação e reduz o cansaço, tornando o trabalho em home office mais confortável e saudável.

Dica 7 – Utilize utensílios benéficos como as bases para computador. Uma base regulável eleva o ecrã do portátil à altura correta e ajuda a melhorar a postura. Além de oferecer maior conforto no home office, contribui para um espaço de trabalho mais organizado e ergonómico.
![]() |
![]() |
Conclusão
Quer se trate de um escritório empresarial ou de um home office, a organização e a ergonomia são elementos chave para garantir a eficiência e o bem-estar. Com o mobiliário e os materiais certos, e com algumas ideias para escritórios, é possível criar espaços que inspiram produtividade e tornam as tarefas mais simples.
Na loja online da Riva Office, encontrará soluções práticas e de qualidade para transformar o seu escritório num espaço verdadeiramente motivador. Esperamos que estas dicas o tenham inspirado e o ajudem a criar um espaço de trabalho funcional, confortável e produtivo!
O melhor para si, casa e escritório.