A evolução do e-commerce

É difícil, em pleno século XXI, encontrar quem não saiba, o que é o e-commerce, ou em português comércio eletrónico.

Com a última crise económica iniciada em 2008 em Portugal muitas empresas, com lojas físicas, tiveram de fechar as portas. Porém, é certo que vários desses empresários se viraram para o e-commerce, que abriu novas janelas de oportunidades de negócios.

Pensa-se que o comércio eletrónico poderá ter dado os primeiros passos na década de 1960, segundo algumas fontes, quando algumas empresas começaram a usar Electronic Data Interchange (EDI) para divulgar documentos de negócios entre si.

Depois de este sistema se ter tornado, também, uma fonte de partilha entre utilizadores particulares, é já na década de 1990 que surgem duas grandes empresas, que ainda hoje superam as vendas em todo o mundo: o eBay e a Amazon.

É com estas gigantes do e-commerce, que se dá início a uma revolução que começa a afetar gradualmente toda a indústria do comércio eletrónico e a reformular o papel do consumidor.

A forma de comprar através da internet impostas pela Amazon e pelo eBay acabou por criar regras e modelos que ainda hoje se mantêm atualmente a ser utilizados por lojas virtuais. É o caso da forma como são apresentados os artigos em modelo de catálogo online, o caso do carrinho de compras e da forma de pesquisar. Tudo isto acaba por ser comum a quase todas as lojas online, mesmoas recentemente criadas.

Já quanto às razões e aos benefícios de se utilizar o comércio eletrónico incluem, desde já, a sua disponibilidade, uma vez que se assemelha a uma loja aberta disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias no ano. Além disso, é rapidamente acedida e tem uma tão ampla disponibilidade artigos que seria impossível num só espaço físico. Para além disso, permite recolher informações instantâneas sobre a comparação de preços, quer no mercado interno quer no mercado internacional.

Uma grande vantagem do comércio virtual está relacionada com o facto de ser possível ter acesso a qualquer produto que esteja em qualquer local do mundo. Não é agora necessário andar à procura de determinado artigo de loja em loja, quando o pode adquirir à distância de um clique, por mais raro que esse artigo seja.

O mercado on-line é um mercado em franca expansão. Só em Portugal, no ano de 2017, 3.1 milhões de compradores realizaram compras online gastando 4,2 mil milhões de euros. Segundo um estudo da E-commerce Foundation Portugal fechou o ano de 2017 com um volume de negócios de 4,7 mil milhões de euros revelando um crescimento de 12% face ao ano anterior.

O sólido crescimento registado na última década é o que atualmente sustenta o comércio eletrónico, para o que muito contribuiu o aumento da qualidade da internet, quer em termos de velocidade e quer em termos de acessibilidade, permitindo um maior número de utilizadores da rede.

Desta forma, os compradores perceberam as vantagens e comodidades de se realizar compras on-line, em especial os mais novos, e ainda que era possível comparar preços e conseguir descontos extraordinários.

Seguindo essa tendência, as empresas em criação, de diversos setores comerciais, avançaram para o ambiente virtual, oferecendo os seus produtos e serviços. Com o tempo, tanto as empresas como os consumidores foram fortalecendo e acreditando nestas relações comerciais.

As empresas começaram a aprimorar o atendimento ao público e a logística dos seus serviços ao mesmo tempo que os clientes se iam tornando cada vez mais exigentes e também mais cautelosos, já que antes de qualquer compra pesquisam a reputação da loja.

Do que aqui se vê, o e-commerce tem um futuro risonho. Sendo certo que há uma tendência cada vez mais vincada para o marketplace. O que é que isto significa? São lojas virtuais que trabalham como uma espécie de Shopping Virtual, no qual várias lojas on-line se reúnem numa mesma plataforma.

Dessa forma, os consumidores podem mais facilmente encontrar o que pretendem, e as empresas acabam por ter um maior número de visitantes, aumentando sua visibilidade na internet.

A RIVA enquadra-se neste conceito de e-commerce e como tal estará “presente” no DIA DE COMPRAS NA NET, no próximo dia 23-10-2020, com promoções imperdíveis.

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