Aprenda todos os truques como usar protetor solar

Com o verão e o calor vêm os cuidados com a pele, que devem ser redobrados. A aplicação de protetor solar é uma das práticas diárias essências que devemos adotar, mesmo quando não há sol. É sabido que protetores solares permitem prevenir quer o envelhecimento da pele quer evitar algumas doenças.

Várias questões são colocadas quando se tratar de protetores solares e a sua eficácia em diversas situações. Desmistificando.

1 – Com o protetor solar não é possível ficar bronzeado

Com a utilização do protetor solar é possível ficar bronzeado, claro que sim. A única diferença é o tempo que demorará a conseguir o tom que mais gosta. O Fator de Proteção Solar (FPS) adequado para cada tipo de pele é determinado pela quantidade de tempo que a pele consegue proteger-se. Esse será o período durante o qual a pele pode ser exposta ao sol sem que se chegue ao ponto de queimaduras solares. Dependendo de tipo de pele, da época do ano e da localização, este tempo é de 5 a 30 minutos em média.

Ou seja, se não se aplicar qualquer protetor solar, consegue obter a cor desejada em cerca de dois dias, só que terá um bronzeado perigoso e passageiro. Já usando o protetor solar, pode atingir o tom de bronzeado pretendido em quatro a cinco dias, mas com um bronzeado seguro e mais duradouro.

2 – São mais seguros os protetores que têm FPS 30 ou mais

De acordo com seu fator de proteção solar todos os protetores solares atuam a 100%. A diferença entre os protetores solares é que os que têm 30 de FPS ou mais têm uma relação de proteção mais adequada entre o tempo/ aplicação. Ou seja, se pretender bronzear-se e, por essa razão, vai usar uma FPS inferior está a partir de uma premissa errada uma vez que a pele irá ficar desprotegida e exposta aos raios ultravioleta. Para ter uma ideia: FPS 15 bloqueia 93% de todos os raios UVB; FPS 30 bloqueia 97%; FPS 50 bloqueia 98%.

3 – O FPS tem alguma relação com a cor da pele?

Apesar da tonalidade escura, a pele negra, como qualquer outra, também pode ficar manchada e contrair alguns tipos de cancro. Assim, seja qual for o tipo de pele deve usar-se sempre protetor solar ter em atenção que o filtro mais baixo a ser utilizado deverá ser o FPS 30. Logicamente, e isto já todos sabemos, as pessoas com a pele mais clara têm tendência a ficar com manchas e vermelhas e devem usar proteção mais alta.

4 – Não preciso usar protetor solar nos dias nublados

Falso. Nos dias nublados ou em que está nevoeiro deve usar-se proteção solar como qualquer outro dia. Ainda que a luz solar aparente ser inferior e a temperatura não esteja tão elevada, as radiações ultravioleta (UV) estão presentes da mesma forma, já que elas atravessam as nuvens. São elas que provocam queimaduras solares e cancro da pele.

E mesmo quando está vento o efeito é idêntico: a sensação térmica ou a própria temperatura são mais baixas, mas as radiações UV estão presentes e são igualmente danosas.

As nuvens não conseguem filtram totalmente os raios ultravioletas. A radiação não é visível, razão pela qual o protetor solar deve ser usado, com o mesmo FPS de um dia de sol.

5 – A pele autobronzeada ou hidratada não sofre com intensidade os efeitos do sol

A maioria dos bronzeadores não tem qualquer índice de FPS, mas apenas elementos que estimulam a melanina para adquirir um tom moreno.

Por outro lado, se é certo que a utilização de hidratantes fortalece a pele deixando-a mais brilhante, tonificada, livre de descamação, também é certo que não garante proteção contra os raios UV.

6 – Quando entra em contacto com a água o protetor solar perde sua função

Verdadeiro, o protetor solar tem de ser aplicado após cada ida à água, ou de duas em duas horas, ou então, quanto existir muita transpiração. Nenhum é verdadeiramente resistente à água. Apesar de a maioria dos protetores solares indicarem que são resistentes à água, não o são por completo e por isso têm de ser novamente aplicados após o banho.

7 – Já coloquei um creme facial com proteção solar, já não preciso aplicar o protetor

No rosto deve aplicar-se uma proteção de 50+. Assim, se o creme facial tiver um FPS inferior a 30 é preciso colocar o protetor solar de FPS superior. Bom bom mesmo é fazê-lo 30 minutos antes da exposição solar…

Agora que já sabe tudo sobre os protetores solares, visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com