Cuidados da pele depois do sol

É verdade que tratar da pele todo o ano pode ser cansativo, o que pode ter como consequência deixarmos a preguiça levar a melhor… mas manter uma rotina de cuidados diários é o melhor caminho para ter uma pele saudável.

Por isso mesmo, é no verão que os cuidados com a pele devem ser redobrados, para evitar que o sol provoque queimaduras, o envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, aumentar o risco de cancro da pele.

Assim, para manter a pele saudável no verão deve ter em atenção algumas medidas a seguir, como manter a pele seca, tanto quanto possível, mas não descuidar que deve estar bem hidratada. Beber muitos líquidos durante o dia, de preferência água ou infusões, sem açúcar (claro!!), usar protetor solar e evitar as horas mais quentes do dia.

Já se sabe que cada estação do ano tem as suas particularidades no que concerne aos cuidados da pele, e o verão não é exceção. Pelo contrário, pode ser considerada uma das estações do ano que mais oferece perigos para a pele.

Com o sol mais próximo da Terra há uma maior incidência de radiação solar. Como os dias quentes convidam para atividades ao ar livre, seja na praia ou piscina, seja num piquenique, a exposição da pele aos raios solares é uma certeza.

Após um dia de sol intenso, acrescido de salitre ou cloro das piscinas não é suficiente chegar a casa e tomar um duche. Vários dermatologistas são da opinião que os cuidados pós-sol são tão ou mais importantes que os cuidados antes de se expor ao sol. É assim um facto que não cuidar da pele depois de estar exposto a vários fatores agressores, vai sensibilizar e ressecar a pele.

Para que isto não aconteça é necessário hidratar. Esta é a palavra de ordem no verão. Hidratar, hidratar e hidratar. Mas hidratar não significa só beber água, ou só usar um bom creme de corpo. É primordial que seja tudo em conjunto. É essencial beber cerca de dois a três litros de água por dia, principalmente nos dias mais quentes.

A hidratação, por incrível que pareça, também ajuda a evitar oleosidade excessiva no rosto e nas costas, que são áreas de maior produção de sebo no verão. Quem tem a pele com tendência a ter acne e mais oleosa, deve ter em conta o uso de um higienizador.

Para compensar, o banho deve ser tomado com a água morna ou fria e com um sabonete apropriado para cada tipo de pele. Depois do banho é obrigatório aplicar creme hidratante adequado para corpo e rosto.

A pele ressequida depois do sol pode agravar doenças de pele – dermatoses. O mais adequado, nesta fase é, além de limpar bem a pele, retirar o resto do protetor solar, suor, água do mar ou piscina.

Mas, se mesmo assim, porque abusou do sol a pele está muito vermelha e queimada, o ideal é iniciar uma rotina de cuidados que evite o ressecar da pele na região afetada. Depois do banho, que deve ser tomado o mais rápido possível, o creme hidratante deve ser aplicado com a pele ainda húmida, de modo a facilitar a absorção.

De preferência, o hidratante deve ser em creme ou loção, pois são texturas melhores para a pele sensibilizada. Sabonetes esfoliantes devem ser evitados. Todos os produtos que na sua fórmula tenham ativos para acalmar a pele e, ao mesmo tempo, restaurar a função de barreira, são os mais recomendados, tais como ácido hialurônico, glicerina, ceramidas e manteiga de karité.

Já para o rosto, os hidratantes com vitamina C são aconselhados, já que possuem propriedade antioxidante. Uma alternativa natural para aliviar a sensação de pele seca e ardência é fazer compressas geladas de chá de camomila, que possuem propriedades anti-inflamatórias.

Agora que já conhece algumas ideias dos cuidados a ter depois dos excessos de sol, visite a loja online da Riva para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com