Com o início do novo ano escolar parece-nos sempre que estamos a iniciar um novo ciclo de vida, tal e qual como o início do ano civil. Como coincide com o fim do período mais alargado das férias dos pais há o hábito de tomar decisões idênticas às do início do ano, como “é agora que vou para o ginásio”, “é agora que vou começar a dieta”, “estou determinad@ a fazer… isto ou aquilo”.
Pois bem, tal como no início do ano civil, estas intenções acabam por se desvanecer e cair até no esquecimento.
Mas uma coisa há que é necessário concretizar: as compras para o regresso às aulas, quer de material escolar, quer de roupas e calçado para a nova estação.
Vamo-nos focar no material escolar.
No início do ano letivo é sempre o mesmo cenário: comprar material escolar. É habitual nesta altura as lojas, papelarias e livrarias ficarem à pinha e os preços do material mais procurado subir significativamente comparado com outras épocas do ano.
Por isso listamos algumas dicas que o ajudarão na hora de comprar o material escolar.
1. Reutilize
Antes de fazer a lista das compras verifique o que tem em casa que possa ser reaproveitado e reutilizado no novo ano letivo. Para além de poupar, ajuda o ambiente com menos produção de artigos desnecessários.
2. Pesquise
Despois de saber o que tem em casa e o que tem mesmo de comprar, pesquise e compare os preços. Evite compras por impulso e não compre de imediato no primeiro sítio que lhe aparecer. Existem grandes variações de preços de loja para loja. Não se esqueça de que a Internet é, nesta pesquisa, uma grande aliada.
3. Compre apenas o básico
Antes das aulas iniciarem foque-se apenas no material escolar básico, pois os professores podem exigir material escolar específico ou dispensar alguns que entenda serem necessários. Para além disso, é habitual as grandes superfícies baixarem os preços logo após o início das aulas.
4. Envolva os miúdos
Antes de sair de casa para comprar o material escolar conversem com os filhos explicando que, na hora de escolher, é preciso ter em conta os preços e as quantidades. É comum assistirmos a uma espécie de “negociação” entre pais e filhos no momento da escolha. Tente fazer esse exercício em casa para que não haja surpresas na loja, estipulando um teto máximo para cada produto ou para todo o material escolar. Normalmente as crianças querem determinado produto (mais caro) e os pais outro (menos dispendioso).
5. Compre com antecedência
Uma vez que em algumas superfícies os valores do material escolar tendem a aumentar com a aproximação do início das aulas, compre todos os artigos com a antecedência, se possível de, pelo menos, um mês.
6. Atenção aos descontos
Fique atent@ aos descontos e promoções. Muitas das vezes são um engodo. Nunca compre um artigo escolar que esteja isolado dos do mesmo género, só porque está em promoção. Tenha sempre a possibilidade de comparar os preços dos que estão em promoção com todos os outros. Vai ver que não se arrepende.
7. Evite temas de época
Material escolar que contenha personagens de banda desenhada, ou desenhos temáticos da moda costumam encarecer o produto. Por outro lado, poderá fazer com o que deixe de agradar com o decorrer do ano. Combine a possibilidade de fazer escolha de apenas um material escolar com personagem e evite comprar a linha completa
Agora que já conhece algumas ideias de como escolher material escolar, visite a loja online da Riva para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com