(17/09/2021)
A escolha das cadeiras para escritório é fundamental para o bem-estar de todos aqueles que passam a vida sentados num escritório e pode influenciar o aumento ou a redução da produtividade. Veja só… sabia disto???
As cadeiras ergonómicas possuem características que permitem evitar lesões e dores lombares e articulares, que ninguém quer, certo? Antes de comprar, veja algumas dicas sobre a importância da aquisição destas cadeiras para o seu local de trabalho, quais as consequências de uma má postura sentado a trabalhar e como escolher uma cadeira ergonómica.
Porque usar cadeiras ergonómicas?
Devemos perceber que cada pessoa tem características próprias como altura e peso. É, por isso, fundamental garantir a possibilidade de ajustes em detrimento da padronização de todas as mesas e cadeiras. Uma cadeira de escritório ajustável alivia a pressão sobre a coluna vertebral e permite evitar riscos ergonómicos no trabalho. Ou seja, é perfeita!
Consequências de se sentar incorretamente
O ser humano não está preparado para passar tanto tempo sentado. Embora possamos suportar o horário laboral na mesma posição, a tensão acumulada pode rapidamente transformar-se em doenças profissionais. Das diversas doenças associadas ao trabalho realizado na posição sentado, são exemplos os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) ou Lesões por Esforços Repetitivos (LER). Estas patologias afetam músculos nervosos e tendões. Outras lesões comuns são Tendinites (inflamações nos tendões), Epicondilites (inflamações nos cotovelos) e Síndrome do túnel do Cárpico (inflamações do nervo na região do punho). As suas principais causas resultam de movimentos repetitivos e de postos de trabalho inadequados que provocam posturas incorretas.
Como se sentar corretamente
A mesma cadeira não serve todas as pessoas de maneira eficaz. É preciso ajustar corretamente o assento, o encosto e a altura conforme a fisionomia de cada um. O corpo deve manter-se num ângulo de 90° com as costas encostadas corretamente à cadeira sem as curvar para a frente. O monitor deve estar posicionado à altura dos olhos de forma a evitar contacto direto com a luminosidade. Convém manter os pés rentes ao chão salvaguardando espaço livre entre a mesa e a cadeira para possibilitar alguma movimentação.
Como escolher uma cadeira ergonómica
Uma cadeira ergonómica bem escolhida pode impulsionar um maior rendimento no trabalho e evitar dores na coluna e nas outras articulações dos colaboradores. A aquisição de assentos adequados exige algum conhecimento para que a compra seja realizada assertivamente. O encosto da cadeira deverá incorporar um assento liso com uma inclinação leve para trás e um apoio para a região lombar. Esta é a área da coluna vertebral que vai estar apoiada na cadeira. As possibilidades de ajustes devem ser aplicadas à altura da cadeira, ao apoio dos braços e ao encosto das costas. O acolchoamento das cadeiras é, também, muito importante, pois garante conforto ao usuário mesmo em longos períodos de uso e facilita a circulação sanguínea.
Agora que já sabe escolher uma cadeira ergonómica, visite a loja online da RIVA para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.riva-office.pt