Saiba como escolher um perfume

Saber escolher aquele aroma de perfume que mais se adequa a nós ou a quem vamos oferecer é uma tarefa árdua.

São tão diversos os aromas e há tantas variedades que se acaba, muitas vezes, por escolher qualquer um que apareça pela frente ou que a simpática colaboradora da loja nos apresenta, muitas vezes por ser a novidade.

Importa que se pondere antes de tomar a decisão e, dessa forma, ter a certeza que a escolha foi assertiva e adequada ao que se pretendia.

Uma dica: quando for às compras passe na perfumaria e traga apenas 3 aromas consigo, nas benditas tirinhas de papel (que não é mais do que papel mata-borrão), que mais lhe tenham agradado. Aliás, muito mais do que 3 aromas e começará a não conseguir fazer qualquer destrinça, já que o olfato irá começar a “confundir-se”.

Uma dica: quando for às compras passe na perfumaria e traga apenas 3 aromas consigo, nas benditas tirinhas de papel (que não é mais do que papel mata-borrão), que mais lhe tenham agradado. Aliás, muito mais do que 3 aromas e começará a não conseguir fazer qualquer destrinça, já que o olfato irá começar a “confundir-se”.

Não se esuqeça de escrever o nome dos perfumes em cada uma das tiras e vá cheirando. Vai ver que a decisão é mais fácil e intuitiva. Não se esqueça, que o aroma no papel é diferente do que na pele e mesmo de pessoa para pessoa.

Ainda assim, é uma boa forma de tomar uma decisão.

Há perfumes florais, doces, amadeirados e orientais. Daí a dificuldade em escolher um perfume, mais ainda quando sabemos que a personalidade pode ajudar na escolha.

Em 2004, o Prémio Nobel da Medicina foi entregue a Richard Axel e a Linda B. Buckum, dois norte-americanos, pelos seus estudos sobre os recetores olfativos e a organização do sistema olfativo nos seres humanos. Os dois pesquisadores foram premiados, porque descobriram uma grande família genética constituída por cerca de mil genes diferentes – 3% do nosso padrão genético – que estão na origem de um número equivalente de tipos de recetores olfativos.

Para além de outros alcances, a descoberta daqueles cientistas reafirma a importância do sistema olfativo na qualidade de vida do homem, tendo concluído que o olfato e os perfumes ou odores estimulam a mente.

Desportivo

Os cítricos, mais frescos e frutados, são conhecidos pela sua leveza. São escolhidos para as estações mais quentes por mulheres ativas e habitualmente apresentam-se como eau de toillete ou eau fraiche. São fragrâncias muito voláteis e limpas, cuja durabilidade é inferior a do eau de parfum. São as escolhas de quem aprecia aromas mais discretos. São muitas vezes procurados por homens já que a sua fragância é unissexo.

Romântico

É família dos florais a mais utilizada pelos perfumistas. Por vezes utilizando apenas uma flor, outras uma combinação de várias, é através da delicadeza que transmitem que os tornam nos preferidos das mulheres românticas. As flores mais utilizadas são jasmim, narciso, lírio violeta, rosa e gerânio.

Sensual

Aos perfumes orientais suaves são o incenso, as especiarias ou o âmbar que realçam. A atração vai para as fragâncias exóticas, sensuais e quentes. É uma viagem sensorial entre a elegância da baunilha e a sensualidade da canela e do cardamomo. Ao aproximar-nos destas fragâncias entramos numa viagem de odores, sabores e cores das paisagens orientais.

Clássicos

Ainda que as fragâncias sejam frutadas e quentes, o facto é que não deixam de ser, em simultâneo, leves e, por essa razão, entram na categoria das famílias preferidas das mulheres. Os aromas ainda que clássicos vão sendo constantemente reinventados de maneira a manterem a atualidade. São muitas vezes combinados com flores para que não se tornem tão doces e são tidos como divertidos, delicados e alegres.

Agora que já conhece algumas dicas de como escolher o perfume para si ou para oferecer, apresse-se a visitar a passar pela nossa perfumaria, na loja online da RIVA para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com