Aproxima-se o início de um ciclo anual, pós-férias e, tal como acontece no ano civil, há predisposição para novos começos, um deles, como é bom de ver, o reinício do ano escolar. Para que a ansiedade não tome conta da casa, é altura de ir preparando o regresso às aulas, fundamental para promover, não só a reintegração na mesma escola, como também o início de uma nova fase numa nova escola, sem preocupações.
Se é certo que um grande número de miúdos aguarda ansiosamente pelo início das aulas, para retomarem as brincadeiras com os amigos, para voltarem ao convívio com professores e colegas, outros, pelo contrário, encaram a aproximação do regresso às aulas com alguma expectativa, receio e ansiedade perante os novos desafios que terão pela frente.
Eis, aqui, 7 dicas que reunimos para o ajudar a si e aos seus filhos a regressar às aulas, preparando-os para o que aí vem.
1. Fale-lhe numa linguagem ao seu nível
Antes de mais, tem de ter em atenção a idade da criança, de forma a que a conversa que venham a ter não seja demasiado complexa para os mais pequenos, nem demasiado imberbe para os mais crescidos. Caso assim não seja, ninguém lhe irá dar ouvidos.
2. Ponderem sobre o ano que passou
Numa conversa informal, tente chamar o seu filho à realidade da escola, ponderando o que de melhor e menos bom ocorreu no ano anterior, o que se deve manter e o que há a alterar. Em conjunto analisem os resultados que era suposto ter obtido e os que, de facto, obteve, quais as amigos que lhe trouxeram mais-valias e quais as atividades que pretende efetuar fora do âmbito escolar, de maneira a ser possível coordenar o que se pretende com a realidade: o tempo nem sempre dá para tudo…
3. Tracem objetivos
Depois de analisados os objetivos do ano anterior, é hora de traçar os próximos objetivos, a curto, médio e, quem sabe? a longo prazo.
4. Conversem sobre o novo ano letivo
Depois de ponderados os próximos objetivos, conversem sobre: quem são os antigos e novos colegas, sobre os professores, sobre as matérias/disciplinas que mais gosta e quais as que entendem ter mais dificuldade. Deixe que ele se abra e lhe diga quais os seus maiores receios no próximo ano letivo.
5. Material escolar
Antes de fazerem a lista do que irão comprar, façam a lista do que necessitará e procurem em casa o que podem utilizar ou reaproveitar, sendo esta a forma mais certa de fazer o seu filho perceber o que é a sustentabilidade e como se processa.
6. Leve o seu filho às compras dos livros e materiais escolares
Levar consigo o seu filho às compras, quer dos livros quer do material escolar poderá, caso este tenha idade para o perceber, fazê-lo apreender os valores monetários que estão envolvidos. É uma maneira de o iniciar na educação financeira que irá, mais cedo ou mais tarde, necessitar obrigatoriamente.
7. Horário semanal
É essencial criar hábitos de gestão do tempo, desde pequeno. Depois de ser conhecido o horário escolar elabore com o seu filho o horário semanal, onde se incluirão as atividades extracurriculares, as horas de estudo e as horas livres para que ele faça o que bem lhe apetecer. Aproveite para incluir o horário de deitar e, caso seja o caso, os horários em que pode estar ligado a objetos eletrónicos, seja telemóvel, seja vídeo jogos.
Agora que já conhece algumas dicas sobre o regresso às aulas, procure todo o material escolar que necessita, visitando a loja online da RIVA para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.riva-office.pt
Na compra de material escolar na RIVA poderá utilizar os seus Euroticket Estudante.