Saiba tudo antes de comprar uma Smart-TV

Antes de avançarmos para a definição das características e tecnologias das Smart-TV’s, vamosindicar algumas dicas essenciais para poder escolher a que melhor se adapta às suas preferências e necessidades.

Atenção aos recursos

Escolha produtos com um bom HDR e, sendo possível, opte por uma TV com frequência de 120 Hz. Estas duas definições fazem uma grande diferença no resultado final

Procure a melhor imagem

Atualmente as Smart Tv com resolução 4K têm a melhor relação custo-benefício. Por essa razão, deve evitar comprar uma TV Full HD. Tenha em atenção que a tecnologia 8K é ainda muito dispendiosa.

Cuidado com a tecnologia do ecrã

Os displays OLED são os que empregam melhor qualidade em contraste e cores. É mais caro, mas, em simultâneo, é melhor que um LCD de LED. Há uma solução intermedia, que é o ecrã de pontos quânticos (QLED e NanoCell) que podem ser uma ótima ideia.

Tenha em atenção o som

Tendo em conta que as Smart TVs de hoje em dia são mais finas, os sistemas de som ficam prejudicados. Por essa razão, deve ponderar a compra de uma soundbar ou um Home Cinema.

Colunas de Som Digital SOUNDBAR MXL

As portas nunca são de mais

Veja se possui, no mínimo, quatro portas HDMI. Opte pelo formato HDMI 2.1, o mais recente, se puder.

Depois das dicas para proceder à escolha da sua Smart TV deixamos aqui as principais questões que são colocadas na hora da decisão de compra.

1. Vale ainda a pena comprar uma TV que não seja Smart TV?

Se já começou a pesquisar algo sobre o assunto já deve ter dado conta que a maioria dos aparelhos que estão hoje no mercado são Smart TV. A grande vantagem deste tipo de aparelho para ver televisão é o facto de ter ligação à internet.

Ligar-se ao mundo digital através da Smart TV significa poder reproduzir conteúdos de streaming, aceder às redes sociais e fazer downloads de várias app. Há, aliás, aparelhos mais recentes que chegam a aceita comandos por voz e possuem câmara para videochamadas.

Outra vantagem de uma Smart TV, comparativamente a uma TV tradicional é a possibilidade de interagir com outros dispositivos, através de cabos com ligações HDMI, MHL e USB, ou mesmo sem fio, por exemplo, através do bluetooth.

Por esse motivo, antes de decidir qual o seu modelo de Smart TV predileto, verifique se é compatível com seu smartphone, tablet, home cinema…

Em jeito de conclusão podemos dizer que, sem dúvida, vale a pena gastar um pouco mais e comprar uma Smart TV em vez de da tradicional TV.

2. Qual o tamanho de ecrã ideal?

Existem diversos tamanhos para todos os gostos: desde as mais pequenas até às enormes. Para perceber qual é a melhor opção de compra para o seu caso, é essencial pensar bem sobre o uso que irá dar à Smart TV.

É sabido que uma Smart TV para o quarto ou para a cozinha terá, em princípio, características diferentes daquelas que se escolherá para um quarto de casal ou para a sala.

Nos dias que correm uma Smart TV com 32 polegadas ou menos do que isso é considerada pequena. Para além disso, só irá encontrar modelos em HD ou Full HD, já que 4K apenas existe a partir de 40 polegadas.

É claro que isso significa que a qualidade será inferior, mas os aparelhos podem ser instalados nos espaços mais pequenos, como habitualmente são o quarto das crianças. Neste caso, prefira uma Full HD.

Numa sala pequena, com cerca de 2 metros de distância ou menos entre o sofá e Smart TV, deve preferir aparelhos de Smart TV com 40 ou 43 polegadas. Neste ambiente, os ecrãs maiores irão fazer com que se aperceba dos quadradinhos provocados pelos pixels que formam a imagem, o que torna a visualização da transmissão da TV desagradável à visão.

Outro ponto importante é que a partir deste tamanho as Smart TV 4K são a melhor opção. Apesar de o preço ser um pouco mais elevado do que o da Full HD, a qualidade é muito melhor.

Mas se a distância entre quem está no sofá e o ecrã for de 2 a 3 metros escolha uma Smart TV de 49 ou 50 polegadas sem qualquer problema. A experiência de imersão com os ecrãs maiores é mais elevada, mas vale bem a pena o investimento.

Já se a sua sala é mesmo grande então decida-se por Smart TV 55 polegadas ou mais. Com 3 metros de distância entre o espetador e a Smart TV é possível apostar numa Smart TV de 55 até 70 polegadas. Mas se a distância for superior pode ter de optar por um ecrã acima das 75 polegadas.

Em suma, antes da compra, veja bem onde a Smart TV será instalada, para usufruir da mesma nas melhores condições.

3. Tipo de tela: LCD LED, OLED, QLED ou NanoCell?

Não, não é chinês, ainda que possa parecer. Mas vamos explicar.

Estas siglas significam qual o tipo de tecnologia que é usada no ecrã. A diferença entre elas na qualidade da imagem obtida, é claro, é muito importante.

Uma Smart TV LED LCD é um painel de vidro fino com cristais no seu interior (o LCD), que tem uma iluminação traseira feita por díodos emissores de luz (os LEDs). Esta é a tecnologia mais antiga das quatro, razão pela qual atualmente se encontre nos aparelhos mais baratos.

Já uma Smart TV OLED tem díodos orgânicos que não necessitam de iluminação traseira, uma vez que o painel tem emissão de luz própria. Estas Smart TV são um bocado mais caras, mas, por outro lado, têm cores mais vivas, mais brilho e contraste. É um investimento que pode valer a pena.

Já as Smart TV QLED são também um avanço em relação ao “reformado” LCD e baseia-se em pontos quânticos, que são pequenas partículas condutoras, com menos de um nanômetro de diâmetro. A tecnologia QLED é usada pela Samsung, TCL e algumas outras marcas. A vantagem é uma enorme variação de cores, mesmo em ambientes com pouca luz.

Finalmente, a tecnologia NanoCell, que é usada pela LG funciona de forma idêntica à do QLED, mas com uma vantagem: enquanto a QLED usa uma película de nano cristais sobre o ecrã, os minúsculos cristais da NanoCell estão aplicados diretamente no display e o que torna as cores ainda mais vivas.

Conclusão: se for possível, vale a pena investir um pouco mais e comprar uma Smart TV com o ecrã OLED, no entanto, se prefere gastar um pouco menos, opte entre a tecnologia QLED ou NanoCell.

4. Resolução de tela: do HD ao 8K, um passeio pelo mundo dos pixels

Com o avanço da tecnologia nos ecrãs das Smart TV, cada vez mais pixels são incluídos para tornar as imagens cada vez mais impressionantes. No momento da compra de uma nova Smart TV, qual é a que deve escolher HD, Full HD 4K ou 8K?

A resposta, notoriamente, será 8K, tendo em conta que se trata da tecnologia mais recente, e que oferece muito mais pixels. Porém, na prática não é bem assim.

As Smart TV com tecnologias mais antigas e com resolução HD (1280 x 720 pixels), não são, atualmente, indicadas, já que, com um investimento um pouco mais alto, é possível comprar uma Smart TV Full HD (1920 x 1080 pixels). Veja que, a diferença de preço entre um aparelho com ecrã Full HD e uma Smart TV 4K (3840 x 2160 pixels) já não é tão grande. Só se a Smart TV tiver menos de 40 polegadas é que vale a pena comprar uma Full HD, uma vez que só existem Smart TV 4K a partir deste tamanho. Sem dúvida que a Smart TV 4K, neste momento, é a melhor escolha, já que o preço tem vindo a baixar e conta com vários outros recurso para a otimização da qualidade da imagem.

Uma questão habitualmente colocada é se compensará comprar uma Smart TV. É certo que é a mais recente geração de Smart TV (7680 x 4320 pixels) e que tem imagens que realmente impressionam. A questão é que essa tecnologia, por ser nova, é ainda muito cara e a grande maioria dos conteúdos televisivos ainda não estão preparada para esta resolução.

Ou seja, a melhor opção, neste momento é, sem dúvida, uma Smart TV 4K, tendo em conta a generalidade das situações. Só no caso de a Smart TV ser inferior a 40 polegadas é que se poderá optar pelo Full HD.

Agora que já conhece algumas alguns truque para escolher a sua Smart TV, visite a loja online da Riva para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com