A entrada de qualquer local, quer seja o hall de casa, quer seja a entrada de um consultório médico é a responsável pela primeira impressão, que, como se sabe, é muitas vezes a que fica. A forma como se decora uma clínica médica pode fazer toda a diferença para quem lá trabalha, uma vez que se o ambiente for acolhedor e agradável, os pacientes irão sentir-se mais tranquilos e seguros. É este tipo de sentimento que se tem, habitualmente, quando se está na presença de uma local limpo, organizado e sereno.
O essencial é encontrar um equilíbrio entre o que é necessário colocar naquele espaço e a sensação que se pretende transmitir a quem lá entra. Por outro lado, é preciso definir um estilo que se prolongue em todas as divisões para que haja uma certa continuidade, seja na entrada, seja no próprio consultório, seja mesmo na casas-de-banho.
À semelhança do que ocorre numa casa particular, a entrada é o cartão-de-visita e, no caso de um consultório médico, a receção. Nesta deve estar sempre presente um balcão, seja ele mais ou menos alto, que servirá de secretária para a funcionária que ali se encontra.
Tente sempre dar atenção redobrada à receção, pois é neste espaço que o paciente terá o primeiro impacte com o serviço, e será aqui que ele formará uma opinião quanto ao grau de profissionalismo do médico. Quanto à escolha das cores dê primazia àquelas que possam transmitir tranquilidade, serenidade e segurança. Essas são as cores suaves ou neutras, ou materiais naturais, como pinho e vergas. Não abuse do branco, especialmente nas paredes, sob pena de se assemelhar a um hospital, o que nunca é uma boa ideia quando se visita um consultório médico.
Opte por cadeiras seguidas, como as da foto supra
ou poltronas individuais, como esta lindíssima em branco, ou mesmo por sofás de alguns lugares.
No final, o que importa, não é de mais recordar, é que haja uma continuidade de estilo e cores e que quem tenha de permanecer sentado esteja confortável.
Ao idealizar a decoração do seu consultório tenha sempre presente todo o conjunto: móveis, cores e iluminação. Para que imane a tão desejada tranquilidade, opte pela madeira em alguns detalhes como painéis ou portas de armários, mas sempre em tons neutros que não os escuros, de preferência os pastéis ou então ao natural, desde que seja pinho. Por isso, o ideal será juntar a madeira com outro tipo de materiais visualmente mais leves, como o vidro para quebrar esse contraste.
Quanto à iluminação privilegie a indireta e amarela, que transmite serenidade. Por seu turno, nos locais de passagem, como os corredores, talvez a luz branca seja uma boa escolha.
Já o revestimento deve coordenar-se com o restante estilo pretendido, sem ser escuro. Poderá aplicar-se quer a porcelana, quer madeira, desde que, em ambos os casos, se corte o “ar frio” que possam eventualmente transmitir. Os dois são de fácil manutenção e limpeza.
Por último, os objetos de decoração podem trazer uma harmonia ao espaço, usando-se em especial as paredes e abusando-se das plantas.
Agora que já conhece algumas ideias para decorar a entrada do seu consultório médico com balcão e poltronas, visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com