É importante decorarmos a nossa casa com objetos pessoais de maneira a demonstrarmos a nossa personalidade e o nosso estilo. E que melhor forma teremos de o fazer que não seja com as fotografias de momentos memoráveis e inesquecíveis passados em família e com amigos?
É normal termos dúvidas sobre a forma como devemos colocar as molduras decorativas na parede. Por isso iremos aqui dar-lhe algumas dicas, sendo certo que não há regras específicas como as molduras de fotografias deverão ser colocadas.
7 Dicas de como dispor as molduras decorativas na parede
1. Dimensão da moldura decorativa e do espaço
Para dispor a moldura de fotografia verifique a dimensão do espaço e o tamanho da moldura que possui. O ponto médio do quadro deve ficar à altura correspondente à posição dos olhos de uma pessoa de estatura mediana, ou seja, a cerca de 1,60 m do chão.
2. Molduras decorativas do mesmo tamanho
Se possui várias molduras decorativas com as mesmas dimensões coloque-as lado a lado, seja na posição horizontal seja na vertical.
3. Molduras decorativas em paredes estreitas
Se a parede onde pretende colocar as molduras decorativas for uma parede estreita, por exemplo, entre janelas ou no fim de um corredor, então deve dispô-las verticalmente, por forma a parecer que alonga a parede.
4. Molduras decorativas de tamanhos e formatos diferentes
Se possui molduras decorativas com diversas dimensões e formatos e se pretende utilizá-las todas na mesma parede o melhor que há a fazer é alinhá-las todas ou pela parte inferior ou pela parte superior, de forma a conseguir um fio condutor. Em qualquer das situações, deverá ter sempre em conta a dica já referida que de o ponto médio da moldura decorativa deve ficar a 1,60m do chão, ou seja, à altura dos olhos de uma pessoa de estatura mediana. Ora, se se pretende colocar várias molduras de fotografias terá de ter em conta o centro do conjunto de todas elas. Não há como enganar.
5. Posição das molduras decorativas em relação aos móveis
Uma forma clássica de colocar um quadro ou uma moldura decorativa por cima de um sofá é centralizá-la com a largura deste, tentando deixar 30 cm de cada lado entre o final do sofá e o início do quadro. Aliás, o ideal é que a largura do quadro tenha metade da largura do sofá.
6. Alinhamento lateral e superior das molduras decorativas
As molduras das fotografias ou decorativas podem ser alinhas lateralmente e na parte superior e inferior, ainda que entre elas possuam formas e tamanhos diferentes.
O resultado final é sempre interessante.
7. Desalinhamento das molduras decorativas
Mas molduras decorativas também podem ser colocadas sem qualquer regra, usando apenas a criatividade e o bom senso. Misturam-se tamanhos, estilos e formas lateralmente e na parte superior e inferior, ainda que entre elas possuam formas e tamanhos diferentes. As fotografias ou as imagens que se colocarem nas molduras podem ser a cores ou a preto e branco, mais recentes ou mais antigas… a imaginação não tem limites.
A forma como as molduras decorativas estão compostas personaliza os ambientes.
Postas em sítios de destaque, elas podem contar histórias da família ou ser o local para expor as obras de arte e assim criar uma galeria de arte dentro de casa.
Como criar um mural de fotografias
1. Parede de recordações Para chamar a atenção para uma parede crie uma composição com molduras de fotografias, pratos, obras de arte. Utilize as molduras decorativas para colocar, não só as fotografias dos momentos inesquecíveis, como bilhetes de viagens, ou daquele concerto memorável, o primeiro postal do dia de namorados, o guardanapo assinado por todos os seus amigos naquele aniversário… até os restos de um ramo de flores seco. Junte-lhe discos de vinil, os pratos da casa da avó e vai ter uma parede de recordações.
2. Moldura em arame Uma moldura em arame é uma solução óptima para escritórios. Pode ser colocada na parede ou num quadro de cortiça. Serve para pendurar os recados, os postais das férias, as fotos, as ideias para a próxima reunião, etc.
3. Até um galho serve de moldura Um galho encontrado na praia serve para ser usado como moldura decorativa. Bastam dois pregos, alguns metros de corda e molas da roupa pequenas para criar esta moldura de fotografias em cascata. Para ficar com mais charme, imprima as fotografias com uma moldura branca à volta
4. Grinalda de luzes como moldura Uma ideia fantástica e fácil de concretizar: uma grinalda de luzes e umas molas da roupa pequenas com fotos da família ou postais da férias e está decorada uma parede com todo o charme.
5. Um quadro de cortiça Um quadro de cortiça e alfinetes e está criado um original mural para usar em casa ou no escritório e para colocar fotos, recados, postais, desenhos dos filhos, a ementa semanal…
6. Um conjunto de quadros se não tem jeito para organizar as molduras decorativas na parede e não lhe apetece seguir as nossas dicas (ainda que bastante fáceis!!!), adquira um conjunto de molduras para fotografias que integram já várias molduras. É só imprimir as suas fotos e já está. Perfeito…
7. Uma moldura antiga aproveitar uma moldura de um quadro antigo, dar-lhe uma nova cara com uma pintura que se adeque à decoração da sua casa, colocar um fio de lês-a-lés e está feito mais uma forma de mostrar as suas fotos de família.
Não há limites à nossa imaginação quando se trata de exibirmos os nossos momentos inesquecíveis, as nossas memórias ou até as relíquias de família. Basta uma parede e inspiração.
Agora que já conhece algumas ideias sobre como deverá colocar as molduras decorativas em sua casa visite a loja online da Ricardo & Vaz para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com