Atualmente as telas de projeção são muito usadas tanto em ambiente de trabalho como em casa. São muito utilizadas quer em salas de reunião, salas de aulas e auditórios, quer em Home cinema no conforto de casa
Porém, uma vez que dificilmente se tem conhecimentos suficientes sobre as suas características e funcionalidades, a sua escolha torna-se num “bico de obra”. Por essa razão, deixamos aqui algumas dicas de como escolher uma tela de projeção.
A escolha da tela de projeção deve ser efetuada com algum cuidado e ponderação, para que a mesma cumpra os requisitos pretendidos. Por isso, dedique algum tempo a estudar todas as possibilidades existentes antes de concretizar a decisão.
Ainda que as diferenças entre cada uma delas seja por vezes ténues, existem características que tornarão a experiência de uso da tela de projeção muito mais satisfatória.
6 dicas para usar corretamente a tela de projeção
1. Se o aquilo que irá pretender projetar na tela de projeção tem som, é essencial verificar a melhor localização das colunas, tendo em consideração os lugares onde as pessoas ficarão sentadas. Existem telas de projeção de todos os tipos, tendo em consideração o som, tais como com colunas de som atrás da tela ou espalhadas pela sala. Dependendo da finalidade da sua utilização, esta funcionalidade deverá ser ponderada.
2. Quando a tela de projeção não estiver a ser utilizada, deve ser protegida. Se a tela de projeção for de tripé ou retrátil, feche-a sempre que não esteja a ser usada. Se, pelo contrário, for fixa, proteja-a para que não se danifique.
3. O tamanho da tela de projeção deverá ter em conta o espaço e o número de pessoas. A experiência de visualização de uma apresentação e o sucesso da mesma dependerá da atenção que o recetor terá. O conforto vai influenciar essa sensação positiva.
4. Sabendo qual o objetivo principal para o uso da tela de projeção mais fácil se tornará a sua escolha. Se for para a reprodução de vídeos ou jogos em casa, a melhor opção será o formato 16:9. Já para as apresentações empresariais a preferência deverá ser a tela 4:3.
5. Tenha sempre em conta a iluminação da sala onde irá ser colocada a tela de projeção. Durante uma projeção a luz deve ser suave para que sejam destacadas as informações. Tendo em conta a luminosidade natural da sala, poderá ser importante colocar cortinas nas janelas ou portas.
6. Por último, é preciso ponderar a relação entre o preço e o destino que se pretende dar à tela, tendo sempre em consideração que não deverá fazer do preço o único fator de decisão. Deve analisar o estilo de tela, tamanho, o formato pretendido e o tipo de material para projeção, pois todo o seu conjunto irá influenciar a sua decisão.
Escolher a tela de projeção certa requer algum conhecimento, bem como uma análise de valor disponível. Para corretamente utilizar uma tela de projeção deve ter em consideração os vários aspetos supra indicados: a iluminação da sala, qual o tamanho que deseja que a imagem tenha, qual a forma que quer que a tela tenha, se pretende um ecrã com uma estrutura fixa ou retrátil.
As suas escolhas incluem telas fixas que se montam na parede ou num suporte opcional, telas retráteis, e telas do tipo CinemaScope, planas ou curvas. Pode utilizar a última com uma lente anamórfica e processamento especial para exibir filmes 2,35:1 sem barras pretas. Essa tela tem barras nas laterais com padrão widescreen (16:9) ou mais (4:3), mas que muitas vezes pode ser equipada com máscara de potência ajustável para as camuflar. Também estão disponíveis vários graus de camuflagem para as telas 16:9 mais comuns quando exibe fontes de 2.35:1 ou 4:3.
As dimensões da parede onde vai instalar a tela de projeção irá limitar as dimensões da tela. Para um melhor som e melhor colocação de altifalantes surround, a compatibilidade entre o tamanho da tela e as dimensões da sala deve ser de tal que lhe possibilite poder sentar-se a uma distância razoável da tela e a, pelo menos, alguns metros da parede que tiver atrás de si, se possível.
Deve confirmar se as especificações do fabricante do projetor e da tela de projeção fazem referência ao tamanho da mesma na largura ou diagonal; um cálculo errado pode resultar numa surpresa desagradável. Se está a planear adquirir a tela mais comum, a de 16:9, é útil saber que a medição da diagonal vezes 0,87 é igual à largura da tela de projeção.
Agora que já conhece algumas dicas de como escolher uma tela de projeção, visite a loja online da Riva para fazer a sua encomenda. Centenas de artigos em diversas cores, materiais e design vão levá-lo no bom caminho até à escolha certa! www.ricardoevaz.com