Já anteriormente nos debruçámos aqui sobre o e-commerce quanto à sua evolução e como surgiu no mundo.
Mas como estará a ser a sua utilização no nosso país?
O e-commerce em Portugal tem evoluído lentamente desde o seu início. Porém, Portugal é visto de fora como um mercado digital em franco crescimento, graças às grandes evoluções tecnológicas que se têm vindo a verificar. Em 2017, de acordo com os dados analisados, 60% das empresas não tinha qualquer ligação ao mundo digital, enquanto que só 67% da população utilizava a internet. Já quanto à presença das empresas portuguesas no mercado digital, só 27% das empresas o utilizam, bem como 48% dos portugueses. Trata-se de valores muito abaixo da média europeia, que se fica na casa dos 54%. Em 2017 apenas 8,6% das compras em Portugal eram feitas através do e-commerce, num total de 4,1 mil milhões de euros.
Em 2019 em Portugal o valor do comércio eletrónico B2C + B2B, situou-se nos 96 mil milhões de euros. Para 2020, estimava-se um novo crescimento até aos 110,6 mil milhões de Euros, o qual acabou por ser alavancado com a pandemia, que veio mudar os hábitos dos consumidores portugueses e tendo imposto a transformação de empresas e negócios que se viraram para o mercado digital.
A utilização da Internet continuou a crescer, ao longo dos últimos anos, tendo já ultrapassado os três quartos dos portugueses. Mesmo contando com os efeitos da pandemia, estima-se que, em 2021, a utilização da Internet vá além dos 81% da população.
51 % dos utilizadores da internet fez compras online em 2019, estimando-se que esse valor cresça para 55% em 2021, face à pandemia. Esta é também ainda responsável pela alteração de hábitos de compra no e-commerce, já que mais de 60% dos compradores afirmam ter incrementado o valor das suas compras on-line através da Internet
Os dados avançados pela ACEPI – Associação para a Economia Digital demonstram que em 2019 foram movimentados seis mil milhões de euros com o comércio digital, acreditando que 2020 poderá ter chegado ao fim com oito mil milhões de euros em compras na net.
Mas, mais importante do que isso, demonstram os dados que a principal conclusão a que chegaram está na tendência: compra-se mais em lojas portuguesas, e compra-se mais vezes.
Ainda de acordo com a ACEPI, o número de portugueses que compra no mercado digital deverá sofrer um aumento para os 59%, até 2025, totalizando 8,9 mil milhões de euros naquele mercado, o que permitirá às empresas portuguesas apostar neste canal para expandir os seus negócios a nível nacional e internacional.
O mercado digital irá, com toda a certeza, desempenhar um papel essencial na comercialização de produtos, sendo necessário que as empresas entendam a sua importância e o usem para captar mais clientes a nacionais e internacionais.
Por essa razão a ACEPI lançou a campanha #ECOMMERCEPORTUGAL, criada no contexto do Programa Comércio Digital e que pretendia incentivar, numa primeira fase, as compras de natal online em sites nacionais, mas se acabou por alargar ao ano de 2021.
A RIVA, tendo aderido à campanha, incentiva, logicamente, os seus clientes a aderirem ao comércio digital, mas essencialmente, ao comércio português, através da compra de artigos de empresas portuguesas. É assim que que temos uma aposta forte nas empresas nacionais, tais como
todas elas com uma elevada qualidade de produto e empenhadas a levar lá fora o melhor que se faz cá dentro. Os seus artigos falam por si, e por isso deixamos aqui algumas demonstrações da sua qualidade
Conte com a ajuda da RIVA nas suas compras on-line! Para além de uma empresa que comercializa mobiliário escritório, material de papelaria e tudo o mais, trabalhamos diariamente no sentido de conseguir a satisfação dos nossos clientes. Estamos aqui para o ajudar a concretizar a sua compra, a tirar todas as dúvidas e para o levar a fazer as escolhas que mais se adequam com os seus desejos.
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